segunda-feira, 6 de julho de 2009

You’re fired. Out.

Genial, mas genial mesmo, é O Aprendiz. O do Donald Trump. Ele é um misto de seleção séria e programa de humor involuntário – na verdade às vezes alterna os dois momentos.

Eu, aqui de fora do mundo corporativo, admiro e acho estranho o programa.

Admiro o resultado das provas. Vejo aquele pessoal com experiência no mercado financeiro fazer uma núncio pra um cereal funcional que realmente poderia ir pra um outdoor em apenas três dias e fico de boca aberta. Muito profissional com mais tempo disponível não faz melhor. Isso sem falar em eventos para apresentar automóveis, ou botar um lava-rápido pra funcionar, ou vender comida em uma festa de universitários.

Mas não poderia estranhar mais os discursos na sala da diretoria, “Mr Trump, eu sou o líder que o senhor procura, escolhi essa equipe e consegui mantê-la trabalhando junta”, “Mr Trump, eu fui gerente de projeto por quatro vezes, é um recorde, eu sou o aprendiz que o senhor procura”, “Mr Trump, eu ganho milhões todos os dias em Wall Street e estou pronto para fazer o mesmo pelo senhor”. Não entendo o que leva qualquer pessoa a dizer qualquer uma dessas frases acima. Não está no meu horizonte a lógica que constrói uma dessas frases, na verdade. Provavelmente por pura falta de intimidade com o mundo corporativo. De qualquer forma, para mim, é aí que entra o humor involuntário.

Mas o que faz a série ser imperdível mesmo é ouvir ao final de cada episódio Donald Trump dizendo: “You’re fired. Out! Now!”, com um tom que faz o Roberto Justus parecer uma lady.

Nenhum comentário: